A DC tem respostas Fraquinhas?

Hoje, dia 28 de maio de 2010, recebi um email, afirmando que nossas respostas são "fraquinhas" e "infantis". E pior, que os argumentos da BDC afirmando as contradições possuem mais "fundamento". Pois então, vamos tirar a limpo!

O email

Tudo começou por um email que recebi. Segue na íntegra:

A idéia do site é muito boa, mas os argumentos são muito fraquinhos. 
As contradições apresentadas pela bíblia do cético fazem muito mais sentido que as descontradições. 
Algumas são até bem infantis. Achei muito boa a iniciativa mas ela carece de argumentação.  

naoimporta@email.com

Obviamente, além de supreso, achei super engraçada a afirmação do amigo, que, por sinal não se identifica. Por que não se identificar?

Pois bem, como o próprio Pipe disse quando leu o email, até as minhocas falam o que nosso amigo falou. Porém, nem elas e nem ele conseguem nos dizer onde, como e por quê nossas respostas são "fraquinhas, sem argumentos, infantis, etc". E pior, não conseguem nos mostrar onde as argumentações da BDC são "melhores".

Primeiro, a BDC não dá argumentos. Ela simplesmente pega duas informações que, "a primeira vista" falam sobre o mesmo assunto, mas que se auto-negam. A BDC não tem intenção de provar sob argumentação que a bíblia está errada, mas sim tenta provar, a luz do próprio texto transcrito, que ela está errada.

Segundo, na realidade, as contradições é que são "fraquinhas", pois, se elas tivessem argumentação forte e consistente, a resposta certamente tería o mesmo nível. A simplicidade das contradições e das informações contidas no texto bíblico fazem com que as respostas também sejam desta forma.

Algumas contradições são tão bestas que, a nossa resposta, propositalmente, vem carregada de sarcasmo e ironia. Ficamos pensando como, uma pessoa inteligente como o autor da BDC (na verdade da Skeptic Anotable Bible) consegue acreditar nas contradições que ele divulga. Sim, porque apenas crendo fielmente que essas contradições de fato o são, para criar um site como estes dois (BDC e SAB)

A questão agora é que, nem BDC, nem SAB, nem nosso amigo e nem as minhocas conseguem refutar as nossas respostas. E não pelo fato de serem dificeis de responder. Não, elas são simples e "fraquinhas" mesmo. Não conseguem porque as contradições são tão ridiculas que, além de exigirem respostas ridiculas, o leitor que analisar com 5 minutinhos a mais de leitura, perceberá que as contradições são mais carregadas de preconceito do que "argumentações". Isso faz com que o leitor sério e despido de um pré-conceito (opinião própria sem conhecimento do assunto), desista de investigar se tal contradição realmente pode ser levada a sério.

Só mesmo eu e o Pipe pra perdermos tempo nisso aqui... kkk

Mas, infelizmente, nosso amigo apenas olhou as descontradições. Por que ele não dá uma passadinha no menu de estudos? Passa lá e me diga se nossos argumentos são... fraquinhos e infantis...

Conclusão

As descontradições são simples e fracas porque as contradições exigem que dessa forma sejam. Se as contradições fossem bem elaboradas, com fundamentos sólidos e boas argumentações, as respostas certamente viriam assim, pois um exige do outro o mesmo nível intelectual para confirmar ou refutar uma suposição.

Ao nosso amigo "naoimporta", obrigado pelo contato e por mostrar mais uma vez a nós que o pensamento ateísta (não estou afirmando que você o é) não mudará nunca.

Guilherme Born