É correto o homem ter cabelos compridos?

Cabelos compridos é encorajado. Nm 6:5, Jz 13:5, I Sm 1:11

Cabelos compridos é vergonhoso. I Co 11:14

Textos

Cabelos compridos é encorajado:
Nm 6:5 - Todos os dias do voto do seu nazireado sobre a sua cabeça não passará navalha; até que se cumpram os dias, que se separou para o SENHOR, santo será, deixando crescer as guedelhas do cabelo da sua cabeça.

Jz 13:5 - Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus.

I Sm 1:11 - E votou um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Cabelos compridos é vergonhoso:
I Co 11:14: - Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o varão ter cabelo crescido?

Descontradizendo

Vamos ler I Co 11:16 - "Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus".

O segredo deste versículo está na palavra "Costume".

Esta palavra "costume", significa que culturalmente naquele contexto em que Paulo estava dizendo o que disse, ter cabelo comprido era desonroso para o homem e cabelo curto era desonroso para a mulher.

Porém, no contexto histórico e cultural do AT, este costume era visto com outros olhos. Temos o exemplo de Absalão, Sansão (cuja força estava no "cabelo") e os Nazireus.

Conclusão

Portanto, não há nenhuma contradição visto que Paulo usou no vs.15 a palavra "costume". E costumes não são doutrinas absolutas, mas apenas "costumes" que podem mudar de acordo com a cultura de cada povo e momento histórico em que este vive.