Quais eram as doze tribos de Israel?

Rúben, Simeão, Levi, Judá, Zebulom, Issacar, , Gade, Aser, Naftali, José e Benjamim. Gn 49:3-27

Rúben, Simeão, Levi, Judá, Zebulom, Issacar, Manassés, Gade, Aser, Naftali, José e Benjamim. Ap 7:4-8

Descontradizendo

Primeiro de tudo, leiam o vs.4 de Ap 7 - "E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel.

Se eram todas, onde está a tribo de Dã? Por que ela não foi inclusa nesta lista?

Vamos ver um pouco da história desta tribo, para que vocês entendam o porquê dela ter sido excluída.

(Heb. "juiz" ou "julgamento"). O mais velho dos dois filhos que Jacó teve com Bila, serva de Raquel (Gn 30:5-6). De acordo com o relato sobre seu nascimento, Raquel comemorou o evento declamando: "Julgou-me Deus" (Heb. dananni); "por isso lhe chamou Dã". O nome expressou assim uma situação particular na vida de Raquel e mais tarde também serviu de testemunho do favor de Deus quanto a sua esterilidade.

Dã não é mais citado individualmente, mas a tribo que recebeu seu nome é mencionada com freqüência, a maioria das vezes de forma negativa. Quando os danitas não conseguiram ocupar a terra que receberam na partilha de Canaã, viajaram bem para o norte, derrotaram e expulsaram a população de Laís e se fixaram ali (próximos da moderna cidade de Tell Dã), onde estabeleceram uma cultura idólatra (Jz 18). Dã, juntamente com Betel, foi mais tarde escolhida pelo rei Jeroboão como sede de seu novo centro de adoração, para que o povo não subisse a Jerusalém (1 Rs 12:29). Talvez por esse motivo não seja mencionada no livro de Apocalipse, (Ap. 7:5-8).

Manassés era o primogênito de José que Jacó tomou para si como filho em Gn 48:5. Como Dã se entregou a idolatria e deu as costas para o seu Deus, este foi substituído por Manassés na lista de Apocalipse. Não havia razão nenhuma para incluir nesta lista um povo que havia traído o seu Deus e lhe dado as costas.

Fonte Bibliográfica

Quem é quem na Bíblia Sagrada, editado por Paul Gardner, ed.Vida.