Zibeão era um heveu ou um horeu?

Heveu. Gn 36:2

Horeu. Gn 36:20

Textos

Heveu:
Gn 36:2 - “Esaú tomou suas mulheres das filhas de Canaã: Ada, filha de Elom, heteu; Oolibama, filha de Aná, filho de Zibeão, heveu;”

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Horeu:
Gn 36:20 – “Estes são os filhos de Seir, horeu, moradores daquela terra: Lotã, Sobal, Zibeão, Aná,”

Descontradizendo

Tanto os Heveus como os Horeus são descendentes de Canaã.

Os descendentes de Mitsraim ocuparam o Egito, que, ainda hoje, em Israel, é conhecido pelo seu nome bíblico “Mitsráim”. Os descendentes de Canaã constituíram as sete nações cananaicas, que são, por ordem alfabética: Amorréus, Cananeus, Fereseus, Girgaseus, Heveus, Heteus e Jebuseus. A terminação “eus” pode ser também “itas”. Assim, heteus ou hititas, nossos conhecidos da Ásia Menor.

Os Heveus e Heteus ocuparam a região chamada Edom.

Muitos equiparam os heveus com os horeus. Um exemplo disso é a Septuaginta que traduz, em Gn 34:2 e Js 9:7 em lugar de heveu por horeu. Alguns lêem hitita em lugar de heveu como no caso da NVI em Gn 36:2.

A NVI com relação a Gn 36:2: "Esaú casou-se com mulheres de Canaã: com Ada, filha de Elom, o hitita...", enquanto que a João Ferreira de Almeida diz: "Esaú tomou suas mulheres das filhas de Canaã: Ada, filha de Elom, heteu",..

Portanto havia extreitas ligações entre os descendentes de Canaã (cananeus), os heteus, os horeus e os hititas devido ao território em que habitavam. Ora eram chamados de hititas, ora de horeus, ora de heteus.

A cidade de Siquém era em Canaã (Gn 33:18). Hamor, pai de Siquém era heveu. Porém, na Septuaginta, aparece que Hamor era horeu.

Diante disso não há uma contradição, e sim apenas um caso de estreita relação territorial em que neste caso não foi algo que ocupava a importância que a Bíblia do cético pretende dá-la. Nisto se percebe nas diversas versões em que ora se fala heveu, ora se fala horeu e ora se fala hitita. E na mente dos tradutores não havia necessariamente uma contradição, pois os três termos significavam que tais pessoas vieram da mesma região.

Um exemplo disso está bem perto de nós: Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense, e quem nasce na cidade do Rio de Janeiro (capital) é carioca. Porém, o Brasil inteiro chama quem nasce no estado do Rio de carioca e não de fluminense. E isto implica em contradição? Obviamente que não.

Conclusão

Não há contradição, pois Heteu, hitita, heveu e horeu são variantes designadas às pessoas que vieram da Região de Edom, em Canaã e de descendentes dos cananeus.