Quando as estrelas foram criadas?

No quarto dia da criação, depois da criação da terra (Gn 1:16-19).

Antes que a terra fosse criada (Jó 38:4-7)".

Descontradizendo

Os astros foram criados em Gn 1:1.

O relato de Gênesis 1:14-19 significa que apenas no sexto dia a luz do sol (estrela) penetrou na terra conforme a necessidade da criação terrena. Pois desde o primeiro dia está se falando "houve tarde e manhã", ou seja, havia também a noite. A terra já fazia o seu giro habitual de 24 horas diárias.

Interessante é que quando a bíblia se refere a criação dos astros (sol, lua e estrelas) ela diz "Haja" e quando se refere a criação de seres-vivos (plantas e animais) ela diz "produza".

A Biblia diz que primeiro Deus criou o ambiente propício para os atos da criação:
1. Criou a atmosfera;
2. Separou a terra das águas (doces e salgadas).

Depois disso então foi que Ele disse:
1. Produza a terra as plantas;
2. Produza as águas os animais aquáticos;
3. Produza a terra os animais terrenos.

A Luz já existia antes de Deus dizer "haja luz". Porém ela apenas apareceu de fato em Gn 1:3. Porém lembre-se que Gn 1:2 diz que "a terra era sem forma e vazia". Então observe que:

1. O universo já existia (Gn 1:1);
2. A terra já existia (Gn 1:2);
3. Já existia uma tarde e uma manhã (Gn 1:3-5);

A outra questão é que no segundo dia, o texto diz que Deus criou a atmosfera. Ou seja, Ele apenas organizou o que já existia. Os elementos que criariam o camada de oxigênio foram apenas separados dos outros elementos. Pois se existia água (H2O), significa que existia oxigênio.

Conclusão

A palavra “Haja” é dirigida a algo que já existia e passa apenas a desempenhar um novo papel na criação do ambiente terreno.

A palavra “Produza” é dirigida a algo que ainda não existia e que passa a existir a partir do momento em que o ambiente propício é criado para eles existirem.

Portanto o que podemos concluir é que Deus criou o universo e todos os seus astros (Sol, Lua e estrelas) em Gn 1:1. Porém, foi apenas no quarto dia que eles passaram a desempenhar o papel vital para a terra.

Observação
Os seis dias da criação foi um tempo de organização e criação específica para o mundo onde Deus colocaria o homem para governar.

Não foram necessariamente atos de criação no sentido de trazer do nada à existência como no caso do astros, da atmosfera e da separação da terra e das águas. A terra e as águas já existiam. Deus as criou quando criou todo o Universo. Porém o resto dos seres vivos somente vieram a existência no terceiro, no quinto e no sexto dia.