Quem fez a arca da aliança?

Moisés: Dt 10:1-3

Bezalel: Ex 37:1

Textos

Moisés
Dt 10:1-3 - "Naquele mesmo tempo, me disse o SENHOR: Alisa duas tábuas de pedra, como as primeiras, e sobe a mim a este monte, e faze uma arca de madeira. E, naquelas tábuas, escreverei as palavras que estavam nas primeiras tábuas que quebraste, e as porás na arca. Assim, fiz uma arca de madeira de cetim, e alisei duas tábuas de pedra, como as primeiras, e subi o monte com as duas tábuas na minha mã".

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Bezalel
Ex 37:1 - Fez também Bezalel a arca de madeira de cetim; o seu comprimento era de dois côvados e meio; e a sua largura, de um côvado e meio; e a sua altura, de um côvado e meio.

Descontradizendo

O sábio da Bíblia do Cético se esqueceu apenas de um detalhe. Ele se esqueceu das duas palavrinhas "mágicas" do início de EX 37:1:

"Fez também...".

O que isto implica? Implica que a palavra também subentendesse que mais alguém fez com ele a arca da aliança.

O fato de Moisés não ter citado Bezalel quando disse: "Fiz..." não se torna uma contradição com Ex 37:1. Seria uma contradição se ele dissesse: "Apenas eu fiz...". Ele apenas omitiu Bezalel em Dt 10

Mais uma opção

Mas digamos que não existisse a palavra mágica também.

Mesmo assim, tem-se como opção a seguinte lógica:

Se eu chegasse e te dissesse que no ano passado, graças à Deus eu terminei de construir a minha casa. O que você entenderia? Você entenderia que foi literalmente eu quem a construi com as próprias mãos? É lógico que não. A não ser que eu dissesse que a construi sozinho e com as próprias mãos.

Assim, o fiz de Moisés pode com total liberdade e lógica implicar em que ele apenas ordenou que se fizesse.

Um engenheiro contrói casas sem tocar em um único tijolo. E mesmo não sendo literalmente ele quem pôs as mãos na massa, não deixa de ser de certa forma uma verdade que foi ele quem a construiu também.

Detalhe muito importante:

Moisés não foi o construtor da arca e nem do tabernáculo. Ele como lider, delegou a todos os ourives, marceneiros, tecelões e arquitetos da "nação" para construir a arca e o tabernáculo. Essa "contradição" encontratada pela BDC foi completamente ridícula. Completamente infame e decadente. Eu simplesmente fiquei horrorizado com tamanha ignorancia desse ser. Como pode, ele contruir um site com uma tecnologia bacana, ter um pensamento tão idiota!?!?? Será um prazer imenso continuar com o site da DC e escrever o livro tão prometido.