Quem escreveu os dez mandamentos?

Deus: Ex 34:1

Moisés: Ex 34:27

Textos

Deus
Ex 34:1 - "Então, disse o SENHOR a Moisés: Lavra-te duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nas tábuas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste".

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Moisés
Ex 34:27 - Disse mais o SENHOR a Moisés: Escreve estas palavras; porque, conforme o teor destas palavras, tenho feito concerto contigo e com Israel.

Descontradizendo

O autor de Êxodo (Moisés) ao descrever esta passagem, colocando esta aparente "contradição" registrada, nos deixa diante de duas opções:

1. Ele cometeu um “erro grotesco”, ou seja, primeiro ele diz que Deus escreveria e depois disse que foi ele mesmo quem escreveu (conforme a proposta da Bíblia do Cético).

2. É que ele não estava falando literalmente de Deus talhar com as próprias mãos as tábuas da Lei. E sim no sentido figurado, de que aquilo que Moisés escrevesse seria como se o próprio Deus literalmente tivesse escrito.

A segunda opção é a mais lógica de se pensar, pois algo tão complexo quanto o Pentateuco não poderia ter sido escrito por alguém que cometesse um erro tão grotesco, caso o fosse.

Moisés certamente, quando escreveu o vs.27, tinha em mente também o vs.1. Diante disso, é de se pensar que ele não seria tão inocente em deixar uma discrepância assim tão aberta. Ele sabia, quando escreveu o vs.27, que não era uma discordância do vs.1 e sim algo lógico.

Concluindo

Foi Deus quem escreveu as tábuas da Lei, porém, ele as escreveu por meio de Moisés. Não há nenhuma discordância entre o vs.1 e o vs.27. Para uma pessoa comum, entender esta passagem é a coisa mais simples que existe. Porém, para a BDC e afins, torna-se uma arma "poderosa" e ao mesmo tempo ridícula de se contradizer a palavra de Deus.