É correto ser polígamo?

Sim. Gn 4:19, 16:1-4, 25:6, 26:34, 28:9, 31:17, Ex 21:10, Dt 21:15, Jz 8:30, I Sm 1:1-2, II Sm 12:7-8, I Rs 11:3, I Cr 4:5, II Cr 11:21, 13:21, 24:3, Mt 25:1

Não. Gn 2:24, Mt 19:4-5, 19:9, Mc 10:11, I Co 7:2, Ef 5:33, Tt 1:6-7.

Textos

Sim é correto:
Gn 4:19 - E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá.

Gn 16:1-4 - Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe gerava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar. E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de gerar; entra, pois, à minha serva; porventura, terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai. Assim, tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar, egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã. E ele entrou a Agar, e ela concebeu; e, vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos.

Gn 25:6 - Mas, aos filhos das concubinas que Abraão tinha, deu Abraão presentes e, vivendo ele ainda, despediu-os do seu filho Isaque, ao Oriente, para a terra oriental.

Gn 26:34 - Ora, sendo Esaú da idade de quarenta anos, tomou por mulher a Judite, filha de Beeri, heteu, e a Basemate, filha de Elom, heteu.

Gn 28:9 - foi-se Esaú a Ismael e tomou para si por mulher, além das suas mulheres, a Maalate, filha de Ismael, filho de Abraão, e irmã de Nebaiote.

Gn 31:17 - Então, se levantou Jacó, pondo os seus filhos e as suas mulheres sobre os camelos,

Ex 21:10 - Se lhe tomar outra, não diminuirá o mantimento desta, nem a sua veste, nem a sua obrigação marital.

Dt 21:15 - Quando um homem tiver duas mulheres, uma a quem ama e outra a quem aborrece, e a amada e a aborrecida lhe derem filhos, e o filho primogênito for da aborrecida,

Jz 8:30 - E teve Gideão setenta filhos, que procederam dele; porque tinha muitas mulheres.

I Sm 1:1-2 - Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efrateu. E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o nome da outra, Penina; Penina tinha filhos, porém Ana não tinha filhos.

II Sm 12:7-8 - Então, disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul; e te dei a casa de teu senhor e as mulheres de teu senhor em teu seio e também te dei a casa de Israel e de Judá; e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas.

I Re 11:3 - E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.

I Cr 4:5 - E tinha Asur, pai de Tecoa, duas mulheres: Hela e Naara.

II Cr 11:21 - E amava Roboão mais a Maaca, filha de Absalão, do que a todas as suas outras mulheres e concubinas; porque ele tinha tomado dezoito mulheres e sessenta concubinas; e gerou vinte e oito filhos, e sessenta filhas.

II Cr 13:21 - Abias, pois, se fortificou, e tomou para si catorze mulheres, e gerou vinte e dois filhos e dezesseis filhas.

II Cr 24:3 - E tomou Joiada para ele duas mulheres; e gerou filhos e filhas.

Mt 25:1 - Então, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Não é correto:
Gn 2:24 - Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

Mt 19:4-5 - Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne?

Mt 19:9 - Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.

Mc 10:11 - E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra adultera contra ela.

I Co 7:2 - mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.

Ef 5:33 - Assim também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.

Tt 1:6-7 - aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. Porque convém que o bispo seja irrepreensível como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;...

Definindo:
Segundo o ”O Novo Dicionário da Bíblia” organizado por J. D. Douglas, editora Vida Nova:

“Matrimônio é o estado no qual um homem e uma mulher podem viver juntos em relação sexual com a aprovação de seu grupo social. O adultério e a fornicação são relações sexuais que a sociedade não reconhece como constituindo o matrimônio. Essa definição é necessária porque no AT, a poligamia não é reputada como sendo sexualmente imoral, visto constituir um estado de matrimônio reconhecido, ainda que geralmente fique demonstrado não ser expediente.

A monogamia é implícita na história de Adão e Eva, visto que Deus criou apenas uma esposa para Adão. Não obstante, a poligamia a ser adotada desde o tempo de Lameque, e não proibida nas Escrituras.

A poligamia continua em pratica até os dias atuais, entre os judeus e nos países islâmicos”.

Descontradizendo

Não existe na Bíblia nenhuma ordenança clara dizendo: Tenha apenas uma esposa!

Todos os casos de Poligamia foram tolerados por Deus e em nenhum momento foi posto como pecado e condenatório.

Os textos que o "condenavam", condenavam não a poligamia em si, mas algumas situações que ocorriam dentro dela. Por exemplo: Salomão se prostrou diante dos deuses de suas esposas e isto foi condenado por Deus.

Vamos verificar cada texto acima e o seu contexto..

Descontradizendo vers. por vers.

Gn 2:24 - Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

Mt 19:4-5
- Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne?


Nestes dois textos fica implícito que o plano original de Deus era que o homem tivesse apenas uma esposa. Este é o princípio adotado pelo cristianismo uma vez que o próprio Senhor Jesus Cristo reafirmou este princípio.

A poligamia foi uma conseqüência da dureza do coração do homem assim como o divórcio. Deus tolerou o divórcio, porém nunca o aprovou.

Mt 19:9 - Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.

Mc 10:11 - E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra adultera contra ela.

Estes dois textos estão falando acerca do divórcio e não da poligamia. Jesus aqui está se referindo ao fato de se divorciar por qualquer motivo e que neste caso é adultério. A única situação que parece ser justificada é no caso de adultério.

A poligamia é um ato legal e portanto neste caso o decreto de Jesus vale para aquele que tem uma ou mais esposas legalmente constituidas.

O texto está dizendo em outras palavras que um homem que tenha uma esposa não deve se divorciar dela e casar com outra a não ser em caso de adultério.

Porém fica também implícito que a intenção de Jesus era rever o conceito de Um homem e Uma esposa.

I Co 7:2 - mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.

Ef 5:33 - Assim também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.

Como eu disse, o cristianismo adotou o princípio de um homem e uma mulher. E isto revigora até os dias de hoje. Em todos os países cristãos, a poligamia é proibida por Lei graças a influência do cristianismo em sua constituição.

Tt 1:6-7 - aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. Porque convém que o bispo seja irrepreensível como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;

Quem deveria ser marido de uma só mulher? Os bispos!

Isso não deve significar que os que não fossem bispos estavam liberados a terem quantas esposas desejassem.

A poligamia fazia parte do costume da época. Muitos destes homens poligamos estavam se convertendo ao cristianismo. Estes homens por direção de Paulo não deveriam ocupar o lugar de liderança na Igreja. Eles eram recebidos por meio da graça mas jamais deveriam ocupar o papel de bispo.

Conclusão

Não existe tal contradição na Bíblia. A Bíblia nunca condenou de uma forma absoluta a poligamia. esta não fazia parte do plano original de Deus e foi apenas tolerada por Ele.

O Cristianismo adotou o princípio de Gn 2:24 e com as gerações do segundo século a poligamia foi extinta do meio cristão.

Entendam que contradição seria se Deus dissesse não tenham duas esposas e logo depois dissesse tenham quantas desejarem.

Como a Bíblia não contém tais palavras, mais uma vez a Bíblia do Cético se equivocou.