Os cristãos devem obedecer as leis do Velho Testamento?

Sim, elas sempre serão válidas. Ex 12:14, 12:17, 12:24, Lv 23:14, 23:21, 23:31, Sl 119:151-152, 119:160, Ml 4:4, Mt 5:18-19, Lc 16:17

Não, os cristãos não estão sob as leis do Velho Testamento. Lc 16:16, Rm 6:14, 7:4, 7:6, 10:4, Gl 5:18, Ef 2:15

Textos

SIM
Ex 12:14 - E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.

Ex 12:17 - Guardai, pois, a Festa dos Pães Asmos, porque naquele mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito; pelo que guardareis este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo.

Ex 12:24 - Portanto, guardai isto por estatuto para vós e para vossos filhos, para sempre.

Lv 23:14 - E não comereis pão, nem trigo tostado, nem espigas verdes, até àquele mesmo dia em que trouxerdes a oferta do vosso Deus; estatuto perpétuo é por vossas gerações, em todas as vossas habitações.

Lv 23:21 - E, naquele mesmo dia, apregoareis que tereis santa convocação; nenhuma obra servil fareis; estatuto perpétuo é em todas as vossas habitações pelas vossas gerações.

O povo judeu até hoje obedece estes estatutos. Estes estatutos foram dirigidos a eles. Ex 12 e Lv 23 estão se referindo a festas. Porque um egípcio ou qualquer outro gentio deveria celebrar uma festa judaica?

Sl 119:151-152 - Tu estás perto, ó SENHOR, e todos os teus mandamentos são a verdade. Acerca dos teus testemunhos eu soube, desde a antiguidade, que tu os fundaste para sempre.

119:160 - A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.

Ml 4:4 - Lembrai-vos da Lei de Moisés, meu servo, a qual lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a qual são os estatutos e juízos.

Mt 5:18-19 - Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos céus.

Lc 16:17 - E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da Lei.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

NÃO
Lc 16:16 - A Lei e os Profetas duraram até João; desde então, é anunciado o Reino de Deus, e todo homem emprega força para entrar nele.

Rm 6:14 - Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

Rm 7:4 - Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais doutro, daquele que ressuscitou de entre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.

Rm 7:6 - Mas, agora, estamos livres da lei, pois morremos para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.

Rm 10:4 - Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.

Gl 5:18 - Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

Ef 2:15 - na sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,...

Descontradizendo

Gostariamos de agradecer a Bíblia do Cético por nos poupar o esforço de buscar descontradizê-la. Pois ela argumentou uma possível "contradição" com os piores textos que ela deveria ter sonhado em usar.

Os textos que afirmam que os cristãos não vivem debaixo da lei dizem o seguinte:

1. Vivemos debaixo da graça.

2. Só existe quebra de lei onde há lei.

3. Vocês já viram um morto pagando alguma dívida? Vocês já viram algum morto sendo preso pela polícia e sendo condenando pela lei?

4. Eles dizem que ressuscitamos em Cristo. Portanto morremos para a Lei. A lei só é válida para aqueles que estão "vivos". Os cristãos renascem no Reino de Deus. E no Reino de Deus o que impera é a graça e não a Lei. A Lei existe para os seres humanos que não estão em Cristo. Para aqueles que fazem parte da velha criação. Nós não pertencemos a este mundo.

Rm 7:6 - "Mas, agora, estamos livres da lei, pois morremos para aquilo em que estávamos retidos...".


5. Cristo pagou toda a divida que tinhamos para com a lei quando morreu o nosso pecado na cruz.

Rm 3:19-20 - "Sabemos que tudo o que a Lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus. Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à Lei, pois é mediante a Lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado"

Conclusão

O cristianismo não aboliu a Lei. A Lei ainda serve o propósito que Paulo menciona em Rm 3:19-20. Os cristãos não vivem uma vida contrária a Lei. Pelo contrário, buscam viver os princípios dela. A questão toda, é que não vivemos uma vida centrada nela como meio de salvação. Pois ela não salva a ninguém, pelo contrário, ela condena.

O fato de vivermos pela graça não sugere que temos liberdade de quebrar as leis que Deus nos deu como direção e ética.

A Bíblia estaria se contradizendo se dissesse que os cristãos devem quebrar a Lei. Porém, isto não é verdade. Ela diz apenas que não estamos debaixo do dominio dela no que diz respeito a salvação. Porém, os cristãos a obedecem mesmo assim, porque entendem que ela é a expressão do caráter de Deus.

Mas também entendem que o homem é falho e portanto sempre de alguma forma irá quebrá-la e ser condenado pela Lei. Porém aqueles que morrem em Cristo não estão mais debaixo desta condenação. Porque os mortos não podem ser julgados pela Lei.