Quem endureceu o coração do Faraó?

Foi Deus. Ex 4:21, 7:3, 7:13, 9:12, 10:1, 10:20, 10:27, 11:10, 14:4, 14:8, 14:17

Foi o próprio Faraó. I Sm 6:6.

Descontradizendo

Nove vezes em Êxodo o endurecimento do coração do faraó é atribuído a Deus:

4:21 - E disse o SENHOR a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu endurecerei o seu coração, para que não deixe ir o povo.

7:3 - Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó, e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas.

9:12 - Porém o SENHOR endureceu o coração de Faraó, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito a Moisés.

10:1 - Depois, disse o SENHOR a Moisés: Entra a Faraó, porque tenho agravado o seu coração e o coração de seus servos, para fazer estes meus sinais no meio deles,

10:20 - O SENHOR, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não deixou ir os filhos de Israel.

10:27 - O SENHOR, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não os quis deixar ir.

11:10 - E Moisés e Arão fizeram todas estas maravilhas diante de Faraó; mas o SENHOR endureceu o coração de Faraó, que não deixou ir os filhos de Israel da sua terra.

14:4 - E eu endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército; e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR. E eles fizeram assim.

14:8 - Porque o SENHOR endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, para que perseguisse os filhos de Israel; porém os filhos de Israel saíram com alta mão.

E o apóstolo Paulo confirma isto em RM 9:17-18“Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para em ti mostrar o meu poder e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Logo, pois, compadece-se de quem quer e endurece a quem quer”.

Em outras nove ocasiões, há a declaração de que o faraó se endureceu:

Ex 7:13-14 - Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito. Então, disse o SENHOR a Moisés: O coração de Faraó está obstinado; recusa deixar ir o povo.

Ex 7:22 - Porém os magos do Egito também fizeram o mesmo com os seus encantamentos; de maneira que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito.

Ex 8:15 - Vendo, pois, Faraó que havia descanso, agravou o seu coração e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito.

Ex 8:19 Os magos disseram ao faraó: “Isso é o dedo de Deus”. Mas o coração do faraó permaneceu endurecido, e ele não quis ouvi-los, conforme o Senhor tinha dito.

Ex 8:32 Mas também dessa vez o faraó obstinou-se em seu coração e não deixou que o povo saísse.

Ex 9:7O faraó mandou verificar e constatou que nenhum animal dos israelitas havia morrido. Mesmo assim, seu coração continuou obstinado e não deixou o povo ir.

Ex 9:34-35Quando faraó viu que a chuva, o granizo e os trovões haviam cessado, pecou novamente e obstinou-se em seu coração, ele e os seus conselheiros. O coração do faraó continuou endurecido, e ele não deixou que os israelitas saíssem, como o Senhor tinha dito por meio de Moisés.

Em cada uma das cinco primeiras pragas, o faraó foi o agente exclusivo do endurecimento. Só a partir da sexta praga Deus confirmou a ação deliberada do faraó (9:12), como avisara a Moisés que faria.

Veja também Rm 1:24-28, principalmente o vs.28 - ... visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam...

A suposta contradição.

I Sm 6:6 - "Por que ter o coração obstinado como os egípcios e o faraó? Só quando Deus os tratou severamente, eles deixaram os israelitas seguirem o seu caminho".

Este texto está se referindo as primeiras cinco pragas. Os egípcios não deixariam sua fonte de riqueza escravista sair assim tão facilmente de seu domínio.

Cada praga enviada ao Egito teve o propósito de desafiar os deuses egípcios. Teve o propósito de mostrar a glória de Deus a eles e buscar levá-los ao arrependimento.

"Deus endureceu" não significa que eles deixariam os hebreus sairem do seu território de boa vontade. Deus endureceu o que era duro. Deus apenas postergou da sexta praga em diante para mostrar que ele era o único Deus.

"Deus endureceu" não foi uma escolha de Deus para um povo bonzinho que estava com o coração disposto a libertar o povo. "Deus endureceu" foi direcionado a um povo que ha 400 anos os mantinha debaixo de um regime escravo.

O texto não está contrariando. Ele apenas evidencia que o coração dos egípcios era duro, e que Deus os endureceria ainda mais justamente para tratar com a injustiça que causaram aos judeus. Porém, em nenhum momento os textos citados dizem que eles inclinaram seus corações para libertar Israel e que Deus os impediu.

Conclusão

O endurecimento do coração do faraó, quando vinculado à Deus, está se referindo a sexta praga em diante. Nas primeiras 5 pragas, o faraó se endurecera sozinho, pois vendo a ação de Deus sobre o povo egipcio, mesmo tendo sua pátria atingida por pragas "brandas", não aceitou a recomendação que Moisés havia feito e endureceu seu próprio coração. Na sexta em diante, as pragas foram mais fortes, culminando quase na destruição do egito, porém o próprio Deus endurecera o coração do faraó para mostrar que ele é maior que todos os deuses que o egito cultuava e que tais deuses não podiam fazer nada para ajudá-los.

Ou seja, não há contradição, pois o faraó se endureceu durante as 5 primeiras pragas e Deus o endureceu na sexta em diante.