Deus sabe o que se passa no coração de cada um?

Sim: Sl 44:21, Sl 139:2-3, At 1:24

Não: Dt 8:2, Dt 13:3, II Cr 32:31

Textos

Sim:
Sl 44:21 – ”porventura, não conhecerá Deus isso? Pois ele sabe os segredos do coração”.

Sl 139:2-3 – ”Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos”.

At 1:24 – ”E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor do coração de todos, mostra qual destes dois tens escolhido,”

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Não:
Dt 8:2 – ”E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te tentar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos ou não”.

Dt 13:3 – ”não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos, porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, com todo o vosso coração e com toda a vossa alma”.

II Cr 32:31 – ”Contudo, no negócio dos embaixadores dos príncipes da Babilônia que foram enviados a ele a perguntarem acerca do prodígio que se fez naquela terra, Deus o desamparou, para tentá-lo, para saber tudo o que havia no seu coração”.

Descontradizendo

Há dois tipos de saber: O saber teórico e abstrato ou impalpável, e o saber prático e experimental.

Quando a Bíblia fala que Deus conhece o coração do homem, está dizendo que na sua Onisciência Divina nada lhe pode fugir do conhecimento absoluto que tem de todas as coisas. Porém, apesar de Deus saber todas as coisas, experimentalmente, uma parte deste conhecer somente se concretiza quando o homem vivencia de fato a situação.

Dentro disso, acontecem três coisas:

1. Se Deus julga o homem sem que antes ele de fato experimente a situação, a situação se torna um tanto quanto estranha. Pois nós seres humanos seriamos julgados por nosso erro antes mesmo de o termos cometido. Dentro disso, imagine você sendo julgado por algo que nem fez de fato. Deus então alegaria: “Você não fez, mas eu digo que faria!”, isto não seria estranho?

2. O conhecer aqui, significa que, apesar de Deus saber de antemão o que ocorreria, experimentalmente, Ele ainda não tinha conhecido. Isto não é um limite imposto à Deus. Pois se trata de uma relação do Deus infinito e eterno com o homem finito e temporal. Deus na sua eternidade precisa “esperar” e até mesmo se limitar ao homem dentro do seu limite temporal. Deus precisa esperar a atuação do que Ele antevê para que diante disso possa agir.

3. Uma terceira questão que acontece diante disto, é que o povo não conhecia de fato o que havia em seu coração. Apenas a experiência do deserto revelaria a eles o que havia em seus corações. O conhecer aqui, tem mais a ver com o povo conhecer, do que Deus de fato conhecer. Deus já sabia, porém eles não. E apesar de Deus conhecer, experimentalmente isto só ocorreu de fato quando o povo vivenciou a situação.

"Dizer que Deus "não precisaria ter realizado a experiência" é dizer que, pelo fato dele saber, a coisa conhecida por Deus não precisaria existir".

C. S. Lewis em "O Problema do Sofrimento", ed.Vida